Referências

Filtrar por
Projeto Manuelzão

Projeto Manuelzão

Nasce na Faculdade de Medicina da UFMG como meio de luta por melhorias nas condições ambientais — em busca da promoção de qualidade de vida — na bacia hidrográfica do Rio das Velhas, afluente do São Francisco. Atuam em educação ambiental e transformação cultural, entendendo a questão ambiental sempre em conexão com questões de justiça social e da democracia. A água é eixo de mobilização, de monitoramento e de metodologia.

Acessar
Curral Del Rey

Curral Del Rey

Blog de autoria de Alessandro Borsagli comprometido com o resgate da memória urbana de Belo Horizonte. Discute o processo de desenvolvimento da cidade sob a perspectiva da geografia histórica. O portal concentra, em sua grade, diversos conteúdos sobre rios urbanos: das águas (in)visíveis, cartografia, bacias hidrográficas, etc. Alessandro participa do diálogo Rios Urbanos.

Acessar
Mulheres do Jequitinhonha

Mulheres do Jequitinhonha

Projeto social concebido pela Associação Jenipapense de Assistência à Infância – Ajenai. Mulheres do Jequitinhonha congrega dois importantes grupos: as Bordadeiras do Cortume e as Tecelãs de Tocoiós. Dentre essas mulheres da zona rural da região do Médio do Jequitinhonha, estão as jogadoras de verso, que juntas brincam com palavras cantadas em Versinhos de Bem-Querer.

Acessar
Narrar é resistir – Podcast

Narrar é resistir – Podcast

Uma coletânea online de narrativas ribeirinhas. Cada episódio fala de caminhos, cenários e personagens do Rio das Velhas e seus afluentes, guiados pelas histórias contadas pelos seus moradores. O projeto foi idealizado pelo coletivo “Orla”, uma articulação entre movimentos que atuam na região de Venda Nova/BH.

Acessar
Blog BDMG Cultural | Convívio com o Sertão

Blog BDMG Cultural | Convívio com o Sertão

/

Como parte da temporada ‘Vizinhanças’ do Programa Educativo 2020, do BDMG Cultural, a antropóloga Marcela Bertelli escreveu o texto “Práticas de convívio com a natureza no sertão”. Nele, conhecemos histórias de amizade, relacionamentos e intimidade com as águas, em que os Rios se levantam como sujeitos e são também protagonistas dos relatos.

Acessar
Eu quero nadar no Capibaribe, e você?

Eu quero nadar no Capibaribe, e você?

/

Projeto de educação ambiental que democratiza o debate sobre preservação e ecologia, trazendo a conversa para a vida das pessoas. As principais ferramentas são as  plataformas audiovisuais e o produto principal são as Cápsulas Verdes: programetes de 3 minutos, com reflexões e relatos catalisadores de mudanças.

Acessar
Observatórios de conflitos ambientais

Observatórios de conflitos ambientais

/

O Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais (GESTA), da UFMG alimenta desde 2007 o Mapa dos Conflitos Ambientais no Estado de Minas Gerais. A pesquisa reflete sobre os processos hegemônicos de apropriação do território, visibilizando demandas de populações afetadas por lógicas excludentes de exploração da natureza. No portal, é disponibilizado ao público uma navegação pelos conflitos mapeados durante o tempo de existência do projeto.

Acessar
BPBES – Relatório temático

BPBES – Relatório temático

/

“ÁGUA: biodiversidade, serviços ecossistêmicos e bem-estar humano no Brasil”, relatório temático que apresenta soluções para o uso racional e maior eficiência na gestão e na conservação da água no Brasil. O documento, da Plataforma Brasiliera de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES), foi elaborado Sob a ótica da biodiversidade em parceria com a Associação Brasileira de Limnologia e as Universidades Federal e Estadual do Rio de Janeiro.

Acessar
Metrópole Fluvial

Metrópole Fluvial

/

Grupo de pesquisa em Projeto de Arquitetura de Infraestruturas Urbanas Fluviais, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Tem como objetivo o estudo, fomento e difusão da cultura de projeto de arquitetura de infraestruturas de cidades fluviais. Como parte de uma universidade pública e gratuita, o grupo organiza seus programas em três eixos: ensino, pesquisa e extensão.

Acessar
Beiras D’água

Beiras D’água

/

Acervo de conteúdo audiovisual com o intuito de conectar produções realizadas nas margens da Bacia Hidrográfica do São Francisco. Traz populações tradicionais, produção comunitária, movimentos sociais e instituições, organizando saberes produzidos no território do Velho Chico. Beiras D’água é colaboração: construído por muitas mãos, qualquer um pode cadastrar filmes no acervo.

Acessar
Polo Jequitinhonha UFMG

Polo Jequitinhonha UFMG

É um importante polo público de integração da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no Vale do Jequitinhonha. O programa promove uma articulação local na qual os próprios moradores constroem mudanças sociais, em um movimento de troca horizontal de ensinamentos e práticas culturais tradicionais. É saúde, educação, cultura, comunicação, desenvolvimento regional e geração de renda, direitos humanos e meio ambiente.

Acessar