Yékity . Jequitinhonha 3 ago 2021, 15h30

Nobreza Popular

Beth Formaggini 48' 2003

O documentário é protagonizado pela comunidade de Chapada do Norte, no Vale do Jequitinhonha – MG. Foi gravado durante uma semana na Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, registrando o caráter dos seus personagens e da cidade. O filme é uma maneira de ver o patrimônio cultural de Chapada do Norte, cidade que herdou do ciclo do ouro pequenas igrejas barrocas do século XVIII, um casario de platibandas e uma população quase toda de negros, que habita mais o campo que a cidade.

Ficha técnica

  • Beth Formaggini
    Direção
  • Luis Felipe Sá
    Fotografia
  • Marcia Medeiros
    Montagem
  • Toninho Muricy
    Som

Veja também

<span class="mixed-fonts">A <strong>Ter</strong>ra, o Can<strong>to</strong> <strong>e</strong> as Mu<strong>lh</strong>eres d<strong>o</strong> Jequitin<strong>h</strong>onha
<span>

A Terra, o Canto e as Mulheres do Jequitinhonha

AJENAI 30' 2021

As Mulheres do Jequitinhonha são um grupo de artesãs, bordadeiras e tecelãs que guardam uma profunda conexão com a terra. A forma integrada e harmônica de se viver em conexão com a terra são saberes passados de geração em geração.

<span class="mixed-fonts"><strong>R</strong>io de Mul<strong>he</strong>re<strong>s</strong> 
<span>

Rio de Mulheres 

Cristina Maure e Joana Oliveira 21' 2009

Em um ambiente muito seco, onde a água é escassa, mulheres vivem entre crianças e outras mulheres.

<span class="mixed-fonts">S<strong>a</strong>l<strong>t</strong>o da <strong>D</strong>i<strong>v</strong>isa 
<span>

Salto da Divisa 

Inácio Neves 11' 2013

Filme da cidade de Santa Maria do Salto, localizada no Vale do Jequitinhonha. O filme, gravado para ser exibido em praça pública no contexto do Projeto Na Tela do Cinema, tem depoimentos de moradores sobre seus modos de vida, saberes ancestrais, religiosidade e tradições.