3 ago 2021, 16h30

Interflúvios

Outros rios

<span class="mixed-fonts"><strong>A</strong> Úl<strong>t</strong>ima <strong>V</strong>olta do <strong>X</strong>in<strong>g</strong>u
<span>

A Última Volta do Xingu

Kamikia Kisedjê e Wallace Nogueira 35' 2015

Os indígenas Juruna e Arara expõem os arrasadores impactos socioambientais da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte sobre os povos da Volta Grande do rio Xingu.

<span class="mixed-fonts"><strong>P</strong>a<strong>je</strong>ú
<span>

Pajeú

Pedro Diógenes 74' 2020

Maristela está sendo atormentada por um sonho constante: uma criatura emergindo das águas do Riacho Pajeú. Procurando uma solução para seu problema, Maristela inicia uma pesquisa sobre o Riacho, sua história e seu desaparecimento.

*O filme Pajeú ficou em cartaz de 3 a 6/08

<span class="mixed-fonts"><strong>Po</strong>ntes So<strong>b</strong>re A<strong>b</strong>ism<strong>os </strong>
<span>

Pontes Sobre Abismos 

Aline Motta 8' 2018

Instigada pela revelação de um segredo de família, Aline partiu em uma jornada à procura de vestígios de seus antepassados. Viajou para áreas rurais no RJ, em MG, Portugal e Serra Leoa, criando uma contra-narrativa do que geralmente se conta da forma como famílias brasileiras foram formadas.

<span class="mixed-fonts">Yã<strong>k</strong>w<strong>á</strong> – O <strong>B</strong>anqu<strong>e</strong>te dos E<strong>s</strong>pírit<strong>o</strong>s
<span>

kwá – O Banquete dos Espíritos

Virgínia Valadão 54' 1995

Documentário em quatro partes sobre o ritual Yãkwá, dos índios Enawenê Nawê. Todo ano, ao longo de sete meses, os espíritos são reverenciados com alimentos, cantos e danças.

<span class="mixed-fonts">Y<strong>a</strong>õ<strong>k</strong>wa – Ima<strong>g</strong>em e <strong>M</strong>e<strong>m</strong>ória
<span>

Yaõkwa – Imagem e Memória

Rita Carelli e Vincent Carelli 21' 2020

O Vídeo nas Aldeias realizou, com os índios Enawenê Nawê, durante 15 anos, registros do Yaõkwa, seu mais longo ritual. No ritual, mestres de cerimônia puxam, durante sete meses, uma miríade de cantos, a fim de manter o equilíbrio do mundo terreno com o mundo espiritual.

<span class="mixed-fonts">Yãy Tu Nuhnãhã Payexop – Encontro de Pajés
<span>

Yãy Tu Nuhnãhã Payexop – Encontro de Pajés

Sueli Maxakali 26' 2021

Em julho de 2020, em plena pandemia de Covid-19, cerca de 100 famílias Tikmῦ’ῦn-Maxakali deixaram a reserva de Aldeia Verde (Ladainha, MG) em busca de uma nova terra. A tensão causada pelo isolamento tornou mais urgente a necessidade de uma terra rica em matas e, sobretudo, água.